24/09/2007

Um olhar de esperança sobre a formação de estagiarios em Informática na Educação

Para o Orientador de Informática Educacional –OIE utilizar os computadores é preciso que ele integre a informática é a metodologia na prática cotidiana nos Laboratórios de Informática Educacional- LAEIs. Uma verdade constatada, mas uma ação com muitas dificuldades. Se por um lado na formação do professor o domínio do computador não é necessariamente um pré - requisito, mas sabemos que a exploração deste é indispensável para desenvolver as atividades proposta nos LAEIs, por outro, a formação dos estagiários nos remete em direção oposta. Isso implica que o estagiário precisa estar preparado para dominar as estratégias pedagógicas para que estas atividades ganhem força e transformem em aprendizagem significativa. O que fazer? Só podemos conseguir tudo isso através de encontros de formação que propiciam aos estagiários condições de assumir uma mudança tão profunda neste contrato profissional. De técnico a educador. Sei que esta formação é diferente da formação do professor, mas tem uma característica comum: a continuidade. Entretanto não é fácil integrar a informática e educação a espinha dorsal dos OIEs. Como fazer?Caminhos? Esperamos que, orientadores como Fernando, Arlenn, João Paulo, Alan, Cristiane e Gilson, assim como todos os outros que compõem uma equipe de 20 estagiários distribuídos nos LAIEs, e que participam da formação tomem consciência que estão participando de um momento que é marco na educação do município. A missão de cada um de vocês é valiosa e de grande responsabilidade. Junto com os professores iniciaram o processo de implantação da informática educacional nas escolas municipais.
A oficina do blog rendeu alguns frutos. Que tal aproveitar e visitar os blogs indicados no item ESCOLAS EM REDE?
Parabéns aos que participaram da formação na sexta-feira. A construção de um espaço para compartilhar saberes, conhecimentos, duvidas e tudo que aprenderam e ensinaram foi criada. O que falta? Postagem diária.
Bem vindos ao mundo dos BLOGS EDUCACIONAIS.

Um comentário:

Nelza Jaqueline disse...

Para isto existe o Licenciado em Computação, profissional que tem em sua formação uma mistura de bacharel em ciência da computação com licenciado em pedagogia.

Abraço
Jaque (LICENCIADA EM COMPUTAÇÃO
Professora da EMEF Afonso Guerreiro Lima - Porto Alegre/RS)