08/11/2007

ARUANDA o filme...


Bom dia Caros alunos,

O Portal Porta Curta na Escola dá mais uma dica para você levar um curta brasileiro para sala de aula. Um dos indicados para o mês de Novembro é o documentário ARUANDA, do diretor Linduarte Nogueira, com duração de 20 min।Indicamos a todos que estão desenvolvendo o tema nas escolas.
Fica então a dica para a professora Leilah, que vem desenvolvendo o projeto no CAIC Renascença.

Foto: site Curta na Escola

Sobre o documentário:

Os quilombos marcaram época na história econômica do Nordeste canavieiro. A luta entre escravos e colonizadores terminava, ás vezes, em episódios épicos, como Palmares. Olho d´Água da Serra do Talhado, em Santana do Sabugi (PB), surgiu em meados do século passado, quando o ex escravo e madeireiro Zé Bento partiu com a família à procura de terra de mingúem.
Fonte: Curta na Escola

Veja alguns comentários sobre o documentário:
Fonte: Porta Curtas


Um dos melhores documentários que já tiver oportunidade de assistir; fez-me refletir sobre a formação da República brasileira (1889), quando se subsidiava a importação da mão-de-obra assalariada do continente europeu... Parabéns pelo documentário.

Geraldo Cesar Rodrigues 11/10/2007

Assisti o filme e me reportei a Paraíba, Pernanbuco e Oeste da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Ms e outras regiões, onde as comunidades quilombolas resistem e resistiram toda a adversidade. Belo filme, Parabéns. Aruanda é uma aula de História do povo brasileiro e afrobrasileiro.

Clara Duran Leite 31/07/2007


Clique aqui para saber mais...

Nenhum comentário: