24/11/2007

A Feira Interdisciplinar da Linguagem

A temática sobre a "introdução e uso pegagógico do computador nas escolas" acompanha-me há alguns anos, por meio da formação pessoal, pela docência e formação continuada de educadores, em participação de encontros e eventos com especialistas na área. Nesta caminhada dois eixos a discutir: a reflexão teórica e a prática. O eixo prática, neste sentido tem sido a maior discussão entre os educadores: Como integrar os comutadores em nossas atividades cotidianas? Vou perder tempo? Não sei não...
Como responder?

Vejam então este evento na Escola Municipal Alcides Carvalho.

O convite

Esta experiência na Escola Municipal Alcides Carvalho é um modelo no processo de introdução dos computadores no cotidiano escolar. Uma contribuição que responde aos questionamentos dos educadores.
Vejam o que diz a professora Márcia Valéria Reis, orientadora do projeto na escola, em e-mail enviado (24/11/2007) para este blog.

"A E.M. Alcides Carvalho sempre procurou utilizar de forma proveitosa os recursos disponibilizados pela Secretaria de Educação, prova disso é o frequente uso, pelos professores, do laboratório de Informática de nossa escola. Temos acesso à Internet, e isso muito contribui em nossas aulas e eventos.
A Feira Interdisciplinar da Linguagem é um belo resultado da utilização deste recurso. A partir de pesquisas feitas por nosso alunos, e verificando o uso da linguagem informal nas diversas situações comunicativas, nos propomos realizar pesquisas em sites que abordam o assunto e assim várias informações foram sendo adquiridas e consideradas, pelos alunos, como ricas fontes de conhecimento.
A coletânea de todas as informações encontradas propiciou a elaboração do presente projeto. Com a participação especial dos alunos das sétima A,B e C, envolvendo as disciplinas de Português, história, geografia, inglês e artes e com o valioso auxilio da internet, montamos a Feira Interdisciplinar da Linguagem, com o objetivo de mostrar a evolução da Língua Portuguesa ao longo do tempo e as influências sociais, culturais e históricas ocorridas em nossa língua.Também apresentamos os estrangerismos presentes na Língua Portuguesa e o uso da linguagem formal e informal nas diversas situações comunicativas.
Todo o trabalho foi desenvolvido com a utilização dos computadores instalados em nosso laboratório.
Os alunos da E. M. Alcides Carvalho muito têm se beneficiado deste importante recurso e o livre acesso à internet tem sido explorado por nossos professores de forma proveitosa e produtiva.
Prefeitura de Montes Claros tem possibilitado, não só aos nossos alunos, mas também a outros de outras escolas, a tão desejada e importante inclusão digital. Isso evidencia a seriedade com que a atual administração tem tratado a educação em nosso Município.
Segue em anexo arquivos referentes à "Feira" e trabalhos de português feitos pelos alunos da sétima série B, sob orientação da Professora de Português Márcia Valéria Reis, a partir da indicação de obras literárias, com consultas a site literários, onde os alunos apresentam interessantes informações sobre os autores e suas obras, bem como ilustrações referentes às mesmas. Os trabalhos foram montados e power point e produziram um belo efeito visual e grande aproveitamento cultural."

O que dizer?

Temos um terreno fértil na escola, tanto de educadores inovadores, quanto de crianças , adolescentes, jovens e adultos para desenvolver projetos ousados, onde a tecnologia estará sempre presente. Enfrentaremos desafios? Todos. Mas o primeiro passo, e isso,sermos capazes de enxergar as possibilidades da tecnologia e articular com os projetos em desenvolvimento na escola. Integração apenas.

Parabéns a toda equipe pelo trabalho realizado, revelando assim, as diferentes formas de utilização da informática na educação.
Trabalho enviados pela professora Márcia Valéria:

Nenhum comentário: