26/11/2007

Reflexões sobre as possibilidades da Internet e do Blog na educação

Reflexões sobre as possibilidades da Internet e do Blog na educação

No módulo III, tivemos a oportunidade de dar início as nossas reflexões sobre as possibilidade do uso da Internet e do blog como ferramenta pedagógica. Esta atividade que estamos propondo, têm por objetivo continuarmos com estas reflexões. Acreditamos, que essa atividade final, proporcionará a você uma nova reflexão sobre as possibilidade e os desafios da introdução da Internet e do blog na escola.

Para inciar sua reflexão, imagine o seguinte dialogo entre você e seu aluno:

“Professora, você tem idéia do que está acontecendo agora na fronteira entre a Russia e a Finlândia?
Não. Não tive oportunidade de ler o jornal.
Mas eu sei.
Em verdade vos digo! Estes olhos que a terra há de comer vêem coisas que outros mortais não vêem!
Esses olhos viajam pelo mundo sem eu sai do lugar!
Então, você é um mistico?
Não professora, meus olhos precisam apenas de um monitor ligado a um computador conectado com a Internet. De dentro de casa meus olhos observam o mundo inteiro. Quando quero viajar procuro um site!”
(texto extraído do artigo”Olhos para enxergar o mundo inteiro” de Dogomir Marques – Revista InfoExame- março/98, pág. 25 ) - observe o ano.

Depois de ler este diálogo, que sentimentos suscitaram em você?

Relate aos colegas da lista blgs_educasempre.

Em que mundo estamos vivendo?

Segundo a revista Veja Especial Tecnologia/2007, em 1998, o Brasil estava na pré-história da tecnologia. A Internet era incipiente, a telefonia, jurássica, e os computadores caros. Em 1998 apenas 3,4 milhões de pessoas tinham acesso a Internet. Hoje 33 milhões de brasileiros usam a web, sendo que 6,4 milhões tem acesso à internet por banda larga.

Pesquise sobre o perfil hoje deste internauta.
Quem são eles? Jovens?
E a escola? Como anda o acesso a internet?
Você já teve a oportunidade de pesquisar sobre o interesse de seus alunos pela internet?


Troque informações com seus colegas na lista blogs_educasempre.

A partir deste módulo propomos que você passe a olhar a internet como uma nova mídia, onde seu referencial está na possibilidade do uso abrangente, das múltiplas expressões do conhecimento humano e das diversas técnicas de comunicação. Estamos na era da civilização digital. Isto é um fato.

Qual a sua opinião sobre esse assunto?

Se você concorda, deve ter percebido também que a utilização pedagógica da Internet é um desafio que nós, professores e escolas, estamos enfrentando. Na sua concepção quais os principais desafios que enfrentamos? Enumere-os, se possível por ordem de dificuldade.

Vamos fazer uma leitura no texto “Desafios da Internet para o professor” de José Manuel Moran.
Lei também o texto: As possibilidades das redes de aprendizagem, de José Manuel Moran.

Na sua opinião quais os limites e possibilidade do uso da Internet na educação?

Em nosso módulo a ferramenta utilizada na oficina foi o Blog.
Você acha que o blog pode oferecer aos professores e alunos, a chance de compartilhar e esclarecer duvidas, promover estudo em grupo com estudantes separados geograficamente, manifestar idéias e pensamentos?

Finalmente, é importante que perceba a ocorrência de dois fatos e seus respectivos desafios.

O primeiro fato consiste em reconhecer que, verdadeiramente a escola, no atual modelo, está em crise. Assim o maior desafio está na quebra da reprodução de sistema tradicional de ensino pelos professores.

O segundo fato é aceitamos que a escola deverá trazer consigo as novas tecnologias presentes na sociedade. Neste caso, o desafio e saber como apropriarmos dessa tecnologia e provocar mudanças desejadas na educação.

Esperamos que nossas reflexões sirvam como ferramenta para vencemos os desafios. Sinta-se a vontade para participar da nossa lista blog_educasempre, relatando suas dificuldades e sucessos no uso da Internet, em especial a ferramenta blog com seus alunos.

2 comentários:

Anônimo disse...

TIA marcia voce



























































































































tia consegui montar meu blogger e gostei muito das fotos que voce me mandoupara todos nos marciaporque voce nao vei mas aqui na aula tia marcia aqui eitalo borges de almeida.

Anônimo disse...

tia cosigimos
ve as fotos
obligado