07/01/2008

O Retorno...

Estamos de volta. Uma pequena pausa para um retorno com “garra” para novas ações e trocas com os amigos. Retomo a nossa Retrospectiva 2007.


MAIO

Continuidade do Módulo I

JUNHO

Publicação do blog EducaSempre


AGOSTO

Pré – inscrição para 1º Encontro de Formação em Informática na Educação para os Orientadores de Informática Educacional (estagiários de sistema de informação), com a proposta de orientar os estagiários e integrar os projetos das escolas com a sala de informática, dentro da proposta do uso do computador como ferramenta de ensino – aprendizagem.
Participação no 1º Seminário Regional “Educação Comunitária: da Escola à Cidade”. Evento que apresentou o projeto “Comunidades Educadoras”. Uma proposta de educação em tempo integral para crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino de Montes Claros.
O evento contou com a presença de gestores do Projeto Cidade-Escola Aprendiz, criado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, que vem revolucionando as relações de aprendizagem no bairro Vila Madalena, em São Paulo.
Realização do Módulo II – Hipermídia na Educação.


SETEMBRO

Realização do !º Encontro de Formação de Estagiários para o Uso da Informática na Educação no dias 11, 21 e 28/09.
Movimentação dos estagiários, professores e técnicos de Informática na Educação da SME nos Laboratórios de Informática para encerramento do Projeto Livro Virtual, para apresentação na Feira de Literatura.


OUTUBRO

Realização a I Feira de Literatura para Comemorar os 150 anos de Montes Claros. O evento socializou a criação literária dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA. Publicação do Blog Feira de Literatura.
Nesta etapa ressaltamos o número 317 como “número de visitantes” do Blog EducaSempre. A partir de outubro nosso espaço realiza seu “BUMMM!!!””.

NOVEMBRO

Realização do III Módulo de Capacitação - Internet Educacional: ferramenta de pesquisa, comunicação e aprendizagem colaborativa.
Participação de mais um grupo de professores no Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação.
Nasce o projeto BlogVerde com propósito de motivar o aprendizado e construir com as crianças um espaço de reflexão sobre as questões ambientais, como o aquecimento global. Com uma carga hória de 60 horas o Curso Internet pedagógica para crianças – Oficina “BlogVerde” começa a dar seus primeiros passos. O projeto é um importante instrumento de “Educação Ambiental”, onde se propõe fazer de pais, filhos e professores, “multiplicadores” de esperança de um mundo ecologicamente correto.

DEZEMBRO

Formatura dos alunos do Curso de Internet Pedagógica para crianças – Oficina do BlogVerde, no CAIC Américo Souto.
Finalmente, fechamos o ano coroando o blog EducaSempre, que deu um “salto” de 317 para 2.800 visitantes em apenas dois meses. Agradecemos aos amigos do grupo ‘blogs educacionais” pela participação e carinho, aos amigos das cidades de Divinópolis/MG, Anápolis/Goias, Terezina/Piauí, Campo Grande/Mato Grosso, Campinas/São Paulo, Belém/Para, Rio Tinto/Porto, Lisbon/Lisboa, Porto Alegre/Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro/RJ..enfim, à todos que participaram compartilhando idéias e refletindo. Agradecemos ainda a todos os professores que participaram do curso de formação em Tecnologia Educacional. Nosso carinho a todos.

Nenhum comentário: