30/01/2008

Mega Evento Digital - Campus Party

É Carnaval. Não é Campus Party em São Paulo. Milhares de apaixonados por atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias estão com as "malas" prontas.
Campus Party é considerado o maior evento de entretenimento eletrônico em rede do mundo. Um fabuloso grupo de mada mais nada menos de que 3.000 brasileiros de todas as partes do país poderão assistir a conferências, participar de workshops e competições numa experiência única (como queria está lá).

Saiba +

Para os professores serão oferecidas quatro oficinas. ESCOLA CONECTADA

Conheça os cursos:

1) COMO USAR BLOGS, FOTOLOGS E OS RECURSOS DA INTERNET NA ESCOLA

Duração: 4 horas

EMENTA:
O curso buscará mostrar como os blogs, fotologs e uma série de sites disponíveis na rede mundial de computadores podem ser usados no ensino fundamental e no cotidiano escolar. Descreverá e analisará as possibilidades das ferramentas e propiciará que cada professor construa seu blog durante as atividades práticas do curso.

PROGRAMA1 - O que são blogs e fotologs2 - Quais os principais blogs educativos3 - Quem usa blogs na educação4 - Idéias de uso em várias áreas do conhecimento: da Matemática ao ensino da História5 - Como usar fotologs e videologs no cotidiano escolar6 - Experimentando criar seu próprio blog7 - Experimentando o YouTube e o Orkut como ferramentas educacionais8 - Possibilidades do pen drive e audio-cast (iPod, etc)

FORMADORES: Sérgio Amadeu, Bianca Santana, João da Cadesc.

VAGAS DIÁRIAS: 50PERIODICIDADE: oferecido das 9 às 13, de segunda a sexta na Campus Party.

2) ASTRONOMIA REAL E VIRTUAL NA ESCOLA

Duração: 4 horas

EMENTA: O mini-curso pretende abrir possibilidades do uso de ferramentas para o ensino-aprendizagem de astronomia nas escolas de educação básica vinculando esses conhecimentos prioritariamente com a área de ciências naturais, matemática e suas tecnologias.

PROGRAMA1 – Por que ensinar astronomia na escola?2 – Constelações e ambientes culturais.3 – Uso de vídeos e aplicativos na sala de aula – olhando o céu digital.4 – Experimentos simples e técnicas para medir o tempo, o registro da passagem das fases da Lua, estações do ano e sistema solar.
FORMADORES: Prof. Walmir Thomazi Cardoso e Prof. João Paulo Delicato.
VAGAS DIÁRIAS: 50PERIODICIDADE: oferecido das 9 às 13, de segunda a sexta na Campus Party.

3) ROBÓTICA PEDAGÓGICA: CONSTRUÇÃO E USO DE UM ROBÔ DE BAIXO CUSTO NA ESCOLA

Duração: 4 horas

EMENTA: Neste curso os professores terão uma visão geral das possibilidades de uso da robótica como ferramenta pedagógica e serão guiados na construção de um pequeno robô de baixíssimo custo que pode ser feito com material de fácil aquisição dentro ou fora da sala de aula. Os professores poderão levar para casa o robô montado durante o curso. Depois da excitante experiência da construção e manuseio do robô, o curso abordará alguns dos aspectos fundamentais do uso dessa ferramenta na educação. Os professores terão acesso a material didático de apoio para a replicação dessa experiência em sala de aula, bem como uma sugestão dos tópicos que podem ser explorados com a ferramenta.

PROGRAMA1 - O que é um Robô?2 - Robótica na educação: quais os tipos de robôs? Quem utiliza? Por que utilizar?3 - O desafio da construção de um robô: conceitos fundamentais4 - Atividade prática: construção de um robô5 - Desenvolvendo competências: como explorar a robótica? Quais os tópicos mais apropriados?6 - Apresentação do material didático de apoio para uso em sala
FORMADORES: Prof. Dr. Antônio César Germano Martins, Prof. Dr. Alexandre da Silva Simões

VAGAS DIÁRIAS: 40 (número pode ser aumentado)
PERIODICIDADE: oferecido das 9 às 13, de segunda a sexta na Campus Party.

4) ESCOLA CONECTADA: OS RECURSOS ESTRATÉGICOS DA INTERNETEMENTA

O curso trará uma visão geral das ferramentas disponíveis na web que possam ser utilizadas na atividade educacional. Serão apresentados conceitos, termos e aplicações importantes, tais como, web 2.0, mash-up, wikis, P2P, web semântica, práticas colaborativas na rede, drupal, entre outros. O uso de ferramentas colaborativas serão testadas pelos participantes do curso, permitindo que possam depois utilizá-las com facilidade.1 - Como funciona a Internet e a web?2 - O que é uma web 2.0?3 - Práticas colaborativas: do slashdot ao mundo wiki4 - Como a convergência digital está afetando toda a comunicação5 - A emergência do P2P e o que fazemos com o mash-up6 - As ferramentas disponíveis na web e os seus usos educacionais

FORMADORES: Juliano Spyer, Lucia Freitas, Ana Carmen Foschini e Sérgio Amadeu.VAGAS DIÁRIAS: 50PERIODICIDADE: oferecido das 9 às 13, de segunda a sexta na Campus Party.

Blog Oficial Campus Party

Nenhum comentário: