Educomunicação: o que é?
Oficina: Educon.Rádio Recreio (sugestão)
Oportunidade única de realizar ao mesmo tempo o módulo intermediário Rádio do Programa Mídias na Educação - MEC e elaborar uma oficina de formação para educomunicadores, com a missão de implementar a linguagem de rádio no processo de ensino.
Pois bem, não estaremos sós nesta missão. Como referência teremos todo material do módulo Rádio disponível na plataforma e-proinfo e as orientações do Programa Educom / Nas ondas do Rádio, da Prefeitura de São Paulo, coordenado pelo educador e radialista Carlos Alberto Mendes de Lima, através do seu E-grupo.
Quanto aos meus amigos do EducaSempre, quero convidá-los a participar da construção desta oficina, através dos recursos da rede, compartilhando referencial teórico, sugerindo atividades, interferindo e corrigindo falhas. Na lista dos amigos EducaSempre incluo os colegas do curso de mídias.
Sejam todos bem – vindos!
Nossa sugestão é que blogueiros da educação e comunicação sejam aliados nesta empreitada. A relação entre comunicação e educação vem sendo tema freqüente entre educomunicadores, portanto temos um campo novo de estudo: educomunicação.
Mas, afinal o que é educomunicação?
Para início de conversa, sugiro a leitura do texto do professor Ismar de Oliveira Soares, Coordenador-geral do NCE/USP – Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo. Leia +
Propomos que a partir do texto do professor Ismar e de outras leituras indicadas pelos amigos EducaSempre ( envie sua colaboração para o e-mail marciafrota@oi.com.br ou no link comentar deste post), a construção de um texto didático que venha definir o que é educomunicação.
Lembramos o público alvo da oficina: alunos do ensino fundamental.
Alguns pontos importantes me chamaram a atenção no texto do professor:
Primeiro:
Como surgiu a prática “educomunicativa” ?
“educomunicação” – surgiu, não porque assim alguém decidiu, mas porque a prática social o tornou indispensável.
Segundo:
A educação sempre a um passo atrás ...
“A prática educomunicativa se faz presente em ONGs, em centros culturais, em programas de departamentos ou secretarias de cultura, meio ambiente e saúde, ou mesmo em empresas.”
“Quanto à educação formal, esta tem sido a última das instâncias a aproximar-se da educomunicação, ainda com receios e repleta de temores”
Pensei então com meus “botões” que um bom texto sobre o que venha a ser “educomunicação”, contemple pontos com. Como surgiu? Facilidade em outros espaços de educação não formal; Resistência no espaço educacional; Os primeiros passos na educação; Sua importância no contexto social; Sua contribuição; Desafios; e por fim, a motivação para que alunos e professores abracem a causa, percebendo que a implementação nas escolas de projetos radiofônicos, venha colaborar com a qualidade das relações sociais entre os parceiros de uma comunidade educacional, criando assim o chamado ecossistemas comunicativos.
Que outros questionamentos poderíamos fazer?
Esperamos por sua contribuição.
Um comentário:
Oi Marcia!
Também faço o Mídias ... porem ainda estou na etapa básica .....
Mas em minha escola ja estamos nos aventurando nas ondasdo rádio ... aqui no RS isso ainda é novidade ..... estamos com um projeto bem legal na escola ... porem ainda não foi ao ar o 1º programa pq estamos com algumas dificuldades tecnicas ... hehe ... logo solucionaresmo
Convido a conhecer o blog: http://radiodopilar.blogspot.com
sinta-se a vontade para sugerir ....
Também estou começando a escrever um blog .... pensando nas tecnologias aliadas à educação ;;;;
http://ideiasemblog.blogspot.com
Adorei conhecer teu blog ..... passarei sempre por aqui .....
Tbem faço parte da lista blogs educativos .... e do agregador do Frederico!
Um abraço!
Postar um comentário