24/04/2008

I ENCONTRO DE GESTÃO EDUCACIONAL

Transformar um sonho em realidade, como?
Desde 99, quando dei os “primeiros passos” para entender como as TICs poderiam contribuir com a educação, sonhei em ver minha escola - Escola Municipal João Valle Mauricio – entrando para era digital.
Desde esta época, venho valorizando a utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático que podem contribuir para o repensar do processo do ensino – aprendizagem.
O que move meu sonho nestes últimos anos?
A certeza que seu processo é irreversível. Vivemos na era digital. Isso é fato!
Mas, fato também é que não adianta nada colocar computadores nas escolas se não houver investimentos nos professores e gestores.
Preparar os educadores para incorporar as TCIs ao seu fazer profissional vem sendo um desafio. Mas, as dificuldades, como convencer os professores sobre a importância de levar os alunos ao laboratório de Informática Educacional para desenvolver seus projetos, valorizando suas atividades pedagógicas, vem sendo superada, lentamente, mas avançando. Temos um ganho!
Portanto, é com grande satisfação que participo deste I Encontro de Gestão Educacional – A gestão Educacional no Século XXI: Desafios e Perspectivas Contemporâneas, promovido pela UNIPAC Montes Claros, no período de 24 a 26 de abril.
Discutir com educadores sobre Gestão Educacional na Era da Tecnologia, através do mini-curso Blogs: ferramenta de informação e comunicação será mais uma oportunidade para mostrar como podemos apropriar de uma ferramenta tecnológica para desenvolver projetos educomunicadores na escola.
Eu e a professora Carla Soares da Silva estaremos ministrando este mini-curso no dia 26/04 das 08:00 às 12:00.
Assim, sejam todos e todas bem – vindo (a)s ao nosso mini-curso.
Aqui, começamos a realizar nosso sonho!
Vejam a programação:
Programação:
24/04 – 19:00 às 22:30
– AberturaPalestra: Desafios e Perspectivas da Gestão EducacionalProfessora convidada: Profa. Dra. Naura Syria Carapeto Ferreira Universidade Tuiuti - Paraná
25/04 – 19:00 às 22:30 Palestra: Especialistas Educacionais: Quem São e Para Onde Vão? Professor convidado: Prof. Ms. José Leão Marinho Falcão Filho – PUC de Minas Gerais Local: Colégio Marista
26/04 – 08:00 às 12:00 – Mini-Cursos Local: UNIPAC Montes Claros
M1. A Qualidade de Vida para o Profissional da Educação e os Diversos Campos de Atuação – Profa. Raquel Campos de Paula
M2. Educação do Campo – Profa. Magda Martins
M3. Educação nos Movimentos Sociais: Foco na Formação do Cidadão – Profa. Ms. Catarina da Conceição Rodrigues
M4. Ética na Educação – Prof. Luis Cláudio Souza
M5. Gestão Educacional na Era da Tecnologia – Profa. Carla Soares da Silva e Profa. Márcia Frota
M6. Gestão e Financiamento da Educação Básica – Profa. Ms. Edna Guiomar Salgado
M7. Gestão no Espaço Escolar – Profa. Elisângela Mesquita Silva
M8. Pedagogia na Era da Inclusão – Profa. Antônia Aparecida da SilvaM9. Políticas do Banco Mundial para a Educação – Prof. Ms. Huagner Cardoso da SilvaM10. Diálogos sobre Projeto Político Pedagógico – Profa. Ana Maria Araújo PassosM11. Relações Interpessoais – Profa. Rogéria Alves da Silveira
26/04 – 14:00 às 16:00 Mesa Redonda: Pedagogia em Espaços Não-Escolares
Local: Colégio Marista
Informações: UNIPAC
Imagem: site UNIPAC

Nenhum comentário: