11/09/2008

Blogueiros Éticos e Legais...

Muito bem queridos blogueiros. Temos agora mais uma ferramenta tecnológica a favor em sala de aulas. Na próxima aula falaremos da WebQuest. Mas, toda esta motivação percebida ao longo do trabalho na oficina não poderia deixar de falar sobre os aspectos éticos e legais do trabalho que estamos desenvolvendo.
Estamos formando uma Comunidade de Práticas, uma grande rede social, e como toda boa comunidade as regras são fundamentais.
Estamos editando nossos blogs e constituindo assim um espaço de convívio online, compartilhando informações e produções colaborativas, portanto conhecer as leis que regem o bom uso da rede será o seu próximo passo. Leia “ BOAS PRÁTICAS LEGAIS NO USO DA TECNOLOGIA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA”, para ser um blogueiro digitalmente correto e saber sobre a importância de falar com seus alunos sobre este assunto.
Com a leitura do livro da “Patrícia Peck Pinheiros Advogados” vamos discutir em breve sobre: plágio, pirataria, más amizades virtuais, assédio digital, falta de boas maneiras online, limites de expressão, uso de imagens –privacidade - , segurança – fraude eletrônica, vírus.
Sei que em muitas escolas os professores já estão navegando pela rede em atividades de pesquisa com seus alunos. Sugiro que solicitem à escola que envie um documento aos pais dos alunos, solicitando autorização para que seus filhos naveguem na internet, principalmente para os alunos menores de idade.

Um comentário:

esteblogminharua disse...

Oi, Marcia! Seu blog foi uma dos meus escolhidos como um dos melhores Blogs Educativos para receber o Premio Dardos.
Passe no Este Blog é minha Rua < http://esteblogminharua.blogspot.com/ > e pegue seu selo.
Obrigado por nos presentear com seus conhecimentos e dedicação. Franz