19/04/2009

Sala de Ciência

Espaço de Investigação


Quando penso em uma sala de aula, imagino um lugar onde a relação aluno-professor seja de agentes com um mesmo sonho: investigadores do saber.
Mas, o que muda a partir daí? Tudo. Muda o professor que concilia o desejo de ensinar com o desejo de saber. Muda o aluno que se descobre como criador e não de espectador. Somos todos interrogadores num mesmo espaço.
Mas, que espaço é este? O que tem nele que não existe em qualquer sala?
Primeiro as condições físicas. Esta sala apresenta mobiliário adequado, recursos tecnológicos e vidraria para laboratório, televisor, vídeo, retroprojetor , som, livros, revistas, jornais, cartazes pedagógicos e jogos.
Além disto, são os alunos que vão para sala de ciências e encontram nela um local especial para estudar e construir o saber.
É neste espaço que procuro ensinar, me envolvendo e envolvendo meus alunos em constantes interrogações e que os mesmos deixem neste espaço sua marca pessoal.
Entre erros e acertos procuro manter neste espaço um clima de troca que incentive manifestações individuais e promova desenvolvimento e crescimento do meu aluno.
Dificuldades? Muitas...
Mas, nesta trajetória como educadora, considero ser um privilégio compartilhar com meus alunos um espaço especial com a nossa SALA DE CIÊNCIAS.


Foi assim que descrevi esta sala em 26/08/2005.


2009 retorno para não mais encontra-la. O que descrever agora?

Nenhum comentário: