18/08/2010

COMPOSTAGEM: LIXOARTE

Os Educadores Mirins estão de volta. Desta vez com o Programa Semeando - 2010. Desde a nosso primeira edição "Educador Mirim - Dengue", estavamos esperando por mais uma oportunidade de continuidade do projeto. Depois da leitura do texto: Guardiões do meio ambiente, a turma pretende desenvolver um projeto que vai dar a nossa escola a "cara verde" que tanto precisa.
Neste sentido espera-se que o projeto contemple uma das habilidades do PCNs: levar os alunos a compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia – a- dia.
Um dos objetivos do Projeto Educador Mirim é promover o intercambio entre alunos das series finais do ensino fundamental (discente docentes) e alunos das séries iniciais do ensino fundamental.
Continuaremos com o mesmo propósito, procurando agora estimular a construção de tomada decisão para o trabalho de responsabilidade social a favor do meio ambiente.
Para contemplar esta proposta estamos pensando nas seguintes ações:

  • Capacitar os Educadores Mirins para o domínio de alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais.
  • Organizar os grupos de educadores mirins para o trabalho docente.
  • Deflagrar mini – projetos com atividade de serviços ambientais: adubação verde, compostagem, plantio de plantas frutíferas, plantio de horta escolar pedagógica, horta de plantas medicinais, plantio de mudas ornamentais, manejo de formigas, manejo do lixo orgânico da cozinha industrial da escola, caminhos dos produtos hortifruti da merenda escolar, manejo de pragas e ervas daninha adubos químicos.
  • Instituir a EcoPonto – com o propósito de motivar os alunos a continuar a cuidar dos projetos implantados, ficando com pontos extras para complementação e ou substituição de notas semestrais e finais. 
Estamos a caminho...
Só para oproveitar, vamos aprender como fazer compostagem?
Acessem AQUI. Boa leitura!

Um comentário:

Anônimo disse...

muito legal e interesante!