18/09/2011

Farmácia Verde Urbana


Olá turma do 9º ano,
Como já sabem, estamos desenvolvendo projetos para nossa Feira de Ciência. Estamos caminhando, mas ainda falta muita coisa, portanto é preciso avançar no trabalho. Mas, gostaria de lembrá-los que a idéia central do projeto (9º ano) é contextualizar o ensino da química a partir do estudo sobre as plantas medicinais, procurando melhorar a qualidade do ensino aprendizado de vocês.

Já andei visitando alguns blogs (poucos, pois a maioria ainda não enviou o endereço) e analisando alguns Pré – projetos.

Deixo aqui algumas orientações gerais para todos:

Poema: procurem pesquisar muito sobre a planta escolhida, para que os dados rimados tenham base cientifica. Não esqueça que estamos utilizando a linguagem poética como forma de expressão da linguagem cientifica. Fiquem atentos ao PLÁGIO. Atentem também para os erros ortográficos. Estamos na rede.

Blog: quem ainda não construiu já está atrasado. Já temos data marcada para inicio da avaliação dos blogs.

A química nas plantas medicinais: não se esqueçam de pesquisar sobre os componentes químicos da planta escolhida e de citar conceitos químicos sempre que achar necessário. Ex: quando colocar qualquer receita de chá, conceitos como substâncias, misturas, solido, liquido, passagem de estado físico, métodos de separação de mistura, etc... você poderá citar durante a explicação. Sempre que precisar me procure na sala de ciências.

Outra coisa, o projeto tem por objetivo pensar nas questões ambientais dentro da escola. Pensem como podemos ajudar.  

Para as equipe que estão optando por fazer um levantamento (pesquisa), para identificar as plantas com propriedades terapêuticas utilizadas em nossa comunidade escolar, estou aguardando o questionário para correção e orientação.

Ao trabalho!!!!!

Nenhum comentário: