13/09/2007

A Informática Educacional e os Desafios da Inclusão Digital no Município

Dia 11/09 realizamos na sala 110 da Secretaria Municipal de Educação nosso primeiro dia da formação, só para os estagiários de Sistema de Informação. Na abertura, o coordenador de Avaliação e Pesquisa Educacional, Robson Vasconcelos, deu as Boas Vindas e salientou a importância do momento para todos. Dando prosseguimento, coordenei o inicio dos trabalhos com o vídeo: “Informática e Metodologia”, também disponível neste blog. O vídeo permitiu a todos, uma visão do que realmente não queremos que aconteça nos LAEIs. O papel da informática nas escolas não pode ser “um velho repetir” associado à alta tecnologia. Queremos mudanças que favoreça o despertar e criação de um grupo social que vive em um mundo onde a tecnologia não é escolha, é condição para apropriação do conhecimento. Com o tema: “A Informática Educacional e os Desafios da Inclusão Digital no Município” discutimos com os estagiários o que é informática na educação? O que queremos? Como estamos? E onde desejamos chegar?





Outro tema importante foi: “Gestão do Espaço da Informática na Escola: o papel dos Orientadores de Informática Educacional – OIEs”, representado nas escolas pelos estagiários de Sistema de Informação. O tema foi mediado pelo Robson Vasconcelos. Discuti-se o espaço dos Laboratórios com acesso às tecnologias de informação e comunicação; a garantia a um atendimento eficaz nos LAIES e as atribuições dos estagiários como OIE. Dificuldades e propostas para soluções imediatas foram também discutidas pelo grupo.

Após o intervalo eu e profª Vanilda Fonseca mediamos o tema: Projetos Pedagógicos com Uso da Informática: o programa “Comunidades Educadoras”.
Este programa da SMEEL propõe uma Educação Integral, garantindo cidadania e inclusão social aos seus 2.100 alunos que serão atendidos em tempo integral. O momento foi para estudo de varias proposta de trabalho que serão desenvolvidas nos LAIEs com estes alunos. O que fazer? Como fazer? Qual metodologia? Parcerias?
Os estagiários foram distribuídos em duplas para elaboração das ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.

Proposta para setembro: trabalhar com os alunos na formatação de Livros Virtuais, para a Feira de Literatura que acontecerá em outubro.

Na oportunidade, foi apresentada a proposta de FORMAÇÃO VIRTU@AL, que pretende ser espaço articulador da formação continuada do grupo.

9 comentários:

Wolf disse...

Márcia, gostaria de avisar que o Blog da EM Jason Caetano já está no ar, firme e forte. O endereço é http://comunidadeeducadora.blogspot.com
Dê uma olhada assim que possível ^^ E comente :)

Anônimo disse...

EU ESTOU COM UM FILHO CURSANDO TÉCNICO EM REDE E GOSTEI DE LER ESTE TRABALHO . PARABÉNS!

Wendell disse...

Olá Professora Marcia,

Sou analista de sistemas e estou cursando pós-graduação em Informática na Educação. Gostaria de saber sua opinião sobre o mercado de trabalho para profissionais nesta área.

Rodrigo Pasini disse...

Oi, trabalho com informática em uma unidade socio-educativa, e gostaria de receber informações desse projeto... como sofwares usados? e outros...

Daniela Melaré disse...

Ola Trabalho com educação e tecnologias e estou querendo parceiros para desenvolver um trabalho na area com reflexoes que envolvem o virtual e a educação voce poderia colaborar.
Um grande abraço Daniela
http://dmelare.blogspot.com/

Daniela Melaré disse...

Ola Trabalho com educação e tecnologias e estou querendo parceiros para desenvolver um trabalho na area com reflexoes que envolvem o virtual e a educação voce poderia colaborar.
Um grande abraço Daniela
http://dmelare.blogspot.com/

Daniela Melaré disse...

Ola Trabalho com educação e tecnologias e estou querendo parceiros para desenvolver um trabalho na area com reflexoes que envolvem o virtual e a educação voce poderia colaborar.
Um grande abraço Daniela
http://dmelare.blogspot.com/

daiana disse...

Oi Marcia!!
Meu nome é Daiana, sou do Rio Grande do Sul, adorei seu blog, muita informação importante.
Eu estou me formando em Licenciatura em Computação, porém nunca trabalhei em sala de aula, e neste mês começo com uma turma como estagiária, é uma turma de Jovens e Adultos (EJA), estou com um pouco de medo... pois não sei como vai ser... Estou com um pouco de dificuldades em preparar a minha primeira aula, mas vou começar me apresentando conheçendo um pouco sobre os alunos, qual nível de conhecimento eles tem na informática, o que eles pretendem aprender, quais dificuldades... a partir daí vou ter q fazer um planejamento das minhas aulas... Você acha q estou indo pelo caminho certo?
É q fico muito preocupada, pois é uma turma bem mestiça... talvez alguns que entendam mais, outros menos...
Obrigada!

William Boscardini disse...

Olá!!
Muito bacana o seu blog e o conteúdo dele relacionado a Informática Educativa. Gostaria de convidá-lo a participar do projeto InfoEducativa.com.br e divulgar seus artigos por lá. Estamos começando agora com o site e toda contribuição com artigos relacionados serão bem vindas. Temos projeto de fazer uma revista eletrônica especializada em Informática Educativa!

O endereço é http://www.infoeducativa.com.br

Obrigado e grande abraço!