15/11/2007

Prêmio Darcy Ribeiro 2007


PRÊMIO DARCY RIBEIRO 2007
MELHORES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

A Prefeitura de Montes Claros premia as melhores práticas pedagógicas.

"Creio haver provodo que só há uma solução para os problemas brasileiros da educação. uma única. Exculusivamente uma: levar a educação a sério. é enfrentar a tarefa de criar, aqui e agora, para todas as crianças, a escola primária universal e gratuita que o mundo criou".

Lembrei-me agora, de um momento em que tive a honra de conversar com o professor, escritor e político Darcy Ribeiro, em uma de suas visitas a Montes Claros. Infelizmente não me recordo a data, mas foi na ante-sala do gabinete do seu irmão, então prefeito de Montes claros, Mario Ribeiro
Antes de aproximar-me do grupo que ele sorridentemente conversava, percebi que o tema da conversa era o Ciep(Centro Integrado de Educação Pública). Nesta época ela já não estava na secretaria extraordinária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, cargo que ele abandonou, pois o governador Newton Cardoso não deu muito apoio ao projeto de instalação do CIEPs. Continuei de longe prestando atenção e em como ele falava rápido. Tomei coragem e aproximei-me do grupo. Cumprimentei e apresentei-me ao professor Darcy Ribeiro, pedindo desculpa pela interrupção da convença. Professor, sempre desejei ter a oportunidade de lhe perguntar se na historia do processo de educação popular brasileira, dentre tantas lutas e bandeiras levantadas, o senhor ainda tem esperança na educação deste país?
Ainda com o sorriso e a velocidade na fala responde que a esperança amarra no compromisso de todos por uma educação popular e esta só seria completa com a proposta de educação de tempo integral. As duas senhoras que conversam com ele também opinaram e a conversa delongou por mais uns 10 minutos. No desenrolar da conversa percebi que para o tal sucesso da escola, ora sonhada, a base seria professores preparados e uma proposta educativa planeja para este tempo. Sentir durante a conversa o brilho no olhar e o amor que o professor tinha pela educação. Agradeci e despedi-me rapidamente do grupo, pois um grande nó na garganta se formou e não queria que percebessem. Antes de chegar à porta ele me chamou e disse: “Professora nunca deixe de se emocionar. Esta emoção fará a diferença na sala de aula. Minha esperança é o professor”. Inclinei a cabeça é sai.
Relembrando este momento deixo rolar um lagrima. Uma saudade imensa da minha SALA DE CIÊNCIAS na Escola Municipal João Valle Mauricio, de meus ex-alunos e de uma certa oitava amarela.
Vejo então no Prêmio “Darcy Ribeiro” a oportunidade de toda comunidade escolar descobrir o grande numero de professores que estão desenvolvendo trabalhos significativos para a melhoria da qualidade do ensino em nosso município.
Uma das coisas que mais tenho motivado meus alunos-professores nos cursos de capacitação tecnológica é que, o nosso trabalho enquanto professor deve ser compartilhado e divulgado (estamos construindo blogs dos professores para este fim). Será durante este processo que novos espaços serão criados e todo movimento de construção de novas práticas pedagógica vão se formando. E assim, nós vamos exercitando a arte de construir melhores práticas pedagógicas, garantindo o sucesso da aprendizagem dos nossos alunos.
Professores, PARTICIPEM!
Procure pelo regulamento em sua escola
Foto: site da Fundação Darcy Ribeiro

3 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Querida Márcia!
Temos muitos motivos para desanimar na educação, mas um motivo pelo qual vale a pena ultrapassarmos todos os obstáculos> nossos alunos. grande beijo e conta comigo!

Anônimo disse...

OI TIA CONCEGUIMOS VER AS FOTOS

Márcia Tomobe disse...

Sou Arte-educadora formada pela UFRJ, no Rio de janeiro e desenvolvo projetos com Arte e Informática. Meu blog: http://artemar2007.blogspot.com

Inserido nessa dinâmica, abordo teatro, música e cinema como ferramentas e é muito trabalhoso, mas significativo na vida dos alunos, que tem a oportunidade de viver a educação de outra forma. possuo vídeos com clipes e apresentações feitas por eles. espero que goste e parabéns pelo blog!