30/09/2007

Feira de Literatura

“Comecei a gostar dos livros mesmo antes de saber ler. Descobri que os livros eram um tapete mágico que me levavam instantaneamente a viajar pelo mundo...” Jardins Rubem Alves

O Dia “D” do mundo encantado da literatura está chegando. Só Rubem Alves para dizer sobre a importância da leitura. Até posso sonhar com crianças, adultos, palhaços, contadores de histórias, poetas e um praça receptiva, com suas arvores e sombra. Um espaço comandado pela natureza e proteção Divina. Assim será a Praça da Matriz no dia 04/10.
Estaremos presente, mostrando os Livros Virtuais produzidos pelos alunos. Vamos aproveitar para realizar uma mini-oficina de produção destes livros. Andei construindo algumas historinhas mudas para a oficina. Disponibilizo aqui, compartilhando e pedindo sugestões. A idéia é motivar a criança a criar e inventar histórias a partir de imagens. Teremos também na tenda espaço para produção do Jornal Virtual, utilizando os blogs. Um grupo de crianças serão Repórteres Por Um Dia. Espero por sugestões e outras metodologias para aplicar uma oficina de literatura em plena praça. Um desafio. Depoís publicaremos os livros com a história dos alunos.






29/09/2007

Ciências e Poesia:um casamento eterno.

Ciências e Poesia na sala de aula?

Pode? Tudo é possível em sala de aula como recursos didáticos.
Já usei de tudo em sala: poesia, artes, musica e outros tantas áreas do conhecimento para fazer libertar a imaginação do meu aluno.
Não sou poeta, mas arrisquei colocar no papel de forma poética alguns temas das unidades de ensino que tinha que trabalhar com os alunos. Com a “cara” e a “coragem” fiz crescer minha visão poética e rabisquei alguns “versinhos” que disponibilizo agora em um blog.
Mas, o desafio do Blog CIÊNCIAS E POESIA é divulgar poesias de professores autores de todo pais. Convidamos VOCÊ poeta da sala de aula a contribuir com este espaço.
Se você não é um “poeta”, mas usa poesias nas aulas de ciências, mande sua sugestão.
Poetas brasileiros como Vinicius de Moraes tem muito a contribui. Já andei utilizando o “A Bomba Atômica” de Vinícius de Moraes, em uma roda de debate sobre os riscos e vantagens e aplicações da Ciência e Tecnologia com meus alunos da 8º serie.
Espero por criticas e sugestões. Qualquer coisa diga logo: Pare!!! Não escreva mais!!! Vai matar seus aluno!!!
Envie seu poema que nós publicaremos.
Desde já, agradeço a todos pela contribuição.

28/09/2007

MATEMÁTICA NAS OITAVAS

Mais um blog educacional que vale a pena indicar para os professores de matemática. O que encontramos: tabuada gráfica, flash tabuada, Jogos como material dourado,álgebra, geometria, atividades interdisciplinares, avaliação,dicas de outros sites para professores e alunos e muito mais.
VISITE: MATEMÁTICA NAS OITAVAS.

27/09/2007

Projeto CLICKCITE

Quem conhece a “PRINCEZINHA DO NORTE”?
Princezinha do Norte: cidade encantada. Já sabe quem é? Esta é a nossa cidade, Montes Claros.
Se você gosta de Montes Claros, participe do projeto CLICKCITE.Escolha um lugar da cidade que mais gosta para ser fotografado. CLICK e pronto!. Escreva um pequeno texto que descreva o lugar é o motivo da escolha. Envie para marciafrota@oi.com.br. Todas as fotos e textos ficarão expostos em um blog. Professor incentive seus alunos para esta atividade que estimula o processo de escrita e a habilidade da arte de fotografar. Este será o jeitinho “nortemineiro” de amar sua cidade.
Não esqueça de colocar seu nome, da sua escola e da sua professora.
Participe!!!
Bom Trabalho!

24/09/2007

Um olhar de esperança sobre a formação de estagiarios em Informática na Educação

Para o Orientador de Informática Educacional –OIE utilizar os computadores é preciso que ele integre a informática é a metodologia na prática cotidiana nos Laboratórios de Informática Educacional- LAEIs. Uma verdade constatada, mas uma ação com muitas dificuldades. Se por um lado na formação do professor o domínio do computador não é necessariamente um pré - requisito, mas sabemos que a exploração deste é indispensável para desenvolver as atividades proposta nos LAEIs, por outro, a formação dos estagiários nos remete em direção oposta. Isso implica que o estagiário precisa estar preparado para dominar as estratégias pedagógicas para que estas atividades ganhem força e transformem em aprendizagem significativa. O que fazer? Só podemos conseguir tudo isso através de encontros de formação que propiciam aos estagiários condições de assumir uma mudança tão profunda neste contrato profissional. De técnico a educador. Sei que esta formação é diferente da formação do professor, mas tem uma característica comum: a continuidade. Entretanto não é fácil integrar a informática e educação a espinha dorsal dos OIEs. Como fazer?Caminhos? Esperamos que, orientadores como Fernando, Arlenn, João Paulo, Alan, Cristiane e Gilson, assim como todos os outros que compõem uma equipe de 20 estagiários distribuídos nos LAIEs, e que participam da formação tomem consciência que estão participando de um momento que é marco na educação do município. A missão de cada um de vocês é valiosa e de grande responsabilidade. Junto com os professores iniciaram o processo de implantação da informática educacional nas escolas municipais.
A oficina do blog rendeu alguns frutos. Que tal aproveitar e visitar os blogs indicados no item ESCOLAS EM REDE?
Parabéns aos que participaram da formação na sexta-feira. A construção de um espaço para compartilhar saberes, conhecimentos, duvidas e tudo que aprenderam e ensinaram foi criada. O que falta? Postagem diária.
Bem vindos ao mundo dos BLOGS EDUCACIONAIS.

20/09/2007

Segundo dia de Formação

Queridos orientadores de Informática Educacional:

Sexta – feira estaremos de volta a nossa formação. O desafio: criar o blog da escola onde vocês estão atuando. A concepção que embasa a nossa metodologia nesse processo de formação não é promover oficina para ensinar construir um blog. Isso, vocês, estagiários de curso de sistema de informação sabem como fazer. O grande passo é promover reflexões que privilegie discussões do quanto uma ferramenta como esta, pode mudar o espaço escolar e a comunicação entre educador e educando. O diálogo que promovemos nessa formação, deverá diminuir a distância entre o conhecimento especifico da maquina e a função educadora que cada um abraçou ao optar em ser um Orientador de Informática Educacional. E assim nós vamos exercitando a arte de construir ferramentas novas para motivar professores e alunos, vamos construindo afinidades e uma grande rede de colaboradores. Sei que há momentos que o desânimo aparece, mas a satisfação de poder ser articuladores do “novo” prove também a vontade de continuarmos. Pensem, sobre a responsabilidade de cada um nos LAEIs. Toda comunidade escola espera pelo carinho, dedicação, apoio e a certeza de aprender informática enquanto interagem com o conhecimento da matemática, da linguagem, da arte, da musica, etc.
Vamos iniciar nossa reflexão com o texto de Betina Von Staa, quando teremos a oportunidade de pontuar sete motivos para criar um blog na escola.

13/09/2007

A Informática Educacional e os Desafios da Inclusão Digital no Município

Dia 11/09 realizamos na sala 110 da Secretaria Municipal de Educação nosso primeiro dia da formação, só para os estagiários de Sistema de Informação. Na abertura, o coordenador de Avaliação e Pesquisa Educacional, Robson Vasconcelos, deu as Boas Vindas e salientou a importância do momento para todos. Dando prosseguimento, coordenei o inicio dos trabalhos com o vídeo: “Informática e Metodologia”, também disponível neste blog. O vídeo permitiu a todos, uma visão do que realmente não queremos que aconteça nos LAEIs. O papel da informática nas escolas não pode ser “um velho repetir” associado à alta tecnologia. Queremos mudanças que favoreça o despertar e criação de um grupo social que vive em um mundo onde a tecnologia não é escolha, é condição para apropriação do conhecimento. Com o tema: “A Informática Educacional e os Desafios da Inclusão Digital no Município” discutimos com os estagiários o que é informática na educação? O que queremos? Como estamos? E onde desejamos chegar?





Outro tema importante foi: “Gestão do Espaço da Informática na Escola: o papel dos Orientadores de Informática Educacional – OIEs”, representado nas escolas pelos estagiários de Sistema de Informação. O tema foi mediado pelo Robson Vasconcelos. Discuti-se o espaço dos Laboratórios com acesso às tecnologias de informação e comunicação; a garantia a um atendimento eficaz nos LAIES e as atribuições dos estagiários como OIE. Dificuldades e propostas para soluções imediatas foram também discutidas pelo grupo.

Após o intervalo eu e profª Vanilda Fonseca mediamos o tema: Projetos Pedagógicos com Uso da Informática: o programa “Comunidades Educadoras”.
Este programa da SMEEL propõe uma Educação Integral, garantindo cidadania e inclusão social aos seus 2.100 alunos que serão atendidos em tempo integral. O momento foi para estudo de varias proposta de trabalho que serão desenvolvidas nos LAIEs com estes alunos. O que fazer? Como fazer? Qual metodologia? Parcerias?
Os estagiários foram distribuídos em duplas para elaboração das ações a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.

Proposta para setembro: trabalhar com os alunos na formatação de Livros Virtuais, para a Feira de Literatura que acontecerá em outubro.

Na oportunidade, foi apresentada a proposta de FORMAÇÃO VIRTU@AL, que pretende ser espaço articulador da formação continuada do grupo.

11/09/2007

Quem procura...

Vejam o que encontrei navegando. Navegar é preciso em nossa missão nos LAEIs. O que fazer? O que indicar aos professores? Quais sites educacionais temos na rede? Softwares educacionais? Quais? Das atribuições dos Orientadores de Informática Educacional nos LAIs, uma delas é; realizar pesquisas e estudos para auxiliar no planejamento dos profesores. Então..
Navegando, encontrei o site Planeta NH com muitas opções para indicar aos professores. Tem um joguinho sobre Célula muito legal. Entre, confira e mostre ao professor de Ciências. Salve e leve para a escola, ou acesse nas escolas com Internet.
Vamos continuar...

09/09/2007

FEIRA DE LITERATURA PARA COMEMORAR OS 150 ANOS DE MONTES CLAROS

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer promove a I Feira de Literatura. Um evento que pretende socializara a criação literaria dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e EJA. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos estarão em exposiçao no dia 04 de outrubro de 2007 na Praça da Madriz, durante todo o dia. Uma novidade será a exposição de livros virtuais produzido por alunos durante as atividades nos Laboratorios de Informática Educacional. Só estamos começando...
Um modelinho que encontrei em meu arquivo,produzido por minha filha Paty a muito tempo.



Vejam também um lindo livro virtual que a professora Marli disponibilizou em seu blog. Um exemplo para motiva-los na produção de muitos livros virtuais. A ilustração é do Ziraldo.

07/09/2007

ProInfo


Olha só o que acabei de encontrar ao navegar pelas páginas do NTE - Montes Claros/MG. Um foto minha e das multiplicadoras profª. Maria Orminda e profª. Divina durante o V Encontro Nacional do ProInfo realizado em Faxinal do Céu.Relembro com saudades de uma equipe de 6 professoras no ano de 1998, partindo para Belo Horizonte com uma missão: aprender, em um curso de capacitação em Informática na Educação para multiplicadores do NTE do ProInfo, sobre como e porque usar os computadores na educação. Como estudamos. Tudo muito novo e muitas descobertas. Uma grande missão nos esperava em Montes Claros. Ensinar professores em 37 municípios da região, como usar os computadores enviados pelo MEC como ferramenta de ensino – aprendizagem. . Foram dois anos de muita troca, pesquisa, montagem de propostas, e descobrir passo a passo como capacitar os professores. Penso que tudo valeu a pena. Os resultados vão se multiplicando até hoje. O NTE continua com sua brilhante missão com as escolas do estado. Minha história também continua...
Hoje, junto com a professora Vanilda Fonseca (Especialista e Informática na Educação) e Robson Vasconcelos (Coordenador de Avaliação e Pesquisa Educacional), temos a responsabilidade de operacionalizar o Programa de Formação de Educadores em Informática Educacional do Município de Montes Claros. A prefeitura vem investindo de forma significativa na implantação de Laboratórios de Informática em todas as escolas. Hoje, já temos 8 Laboratórios de Informática instalados. Até o final do ano teremos mais 10. Além, da equipe técnica – pedagógica, contamos com 20 estagiários do Curso de Sistema de Informação, distribuídos nos laboratórios como Orientadores de Informática na Educação. Esta turminha também vem passando por um processo de formação pedagógica para o uso dos computadores.
Bem, só estamos começando...

Vale a pena ver de novo!

A pedido de alguns professores, estamos disponibilizando um grande momento de 2006. A primeira formação de Educadores em Informática Educacional no CAIC do Maracanã. Um grande abraço a todos professores participantes. Lembramos, que estamos sempre a disposição na SMEEL. Sala 101.

05/09/2007

1º Encontro de Formação de Estagiários: O Uso da Informática na Educação

Tudo pronto para nossa formação.
Só falta sua inscrição. Envie logo.
Temos uma novidade em nossa formação. Momentos de FORMAÇÃO VIRTU@L. Clique para fazer sua inscrição no grupo.

Disponibilizamos novamente a proposta e a programação do encontro presencial.

1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS: O USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.

A experiência não é nem formadora nem produtora. É a reflexão sobre a experiência que pode provocar a produção do saber e a formação.
A. Nóvoa, 1996


Qual nossa proposta?

Integrar os projetos com a sala de informática, dentro da proposta do uso do computador com ferramenta de ensino - aprendizagem.


O que ofereceremos?


Oficinas com Recursos Pedagógicos e Recursos Tecnológicos.

A quem se destina?

A todos os estagiários de curso de Sistema de Informação. Além destes, aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos com o projeto “Comunidades Educadoras”.

Como irá acontecer?

Este encontro é um evento semipresencial que procura promover o debate de temas relacionados à introdução da Informática na Educação como ferramenta de ensino - aprendizagem.

Onde acontecerão os encontros presenciais?

Na Secretaria Municipal de Educação (sala 110) e nos CAICs.

Como participaremos dos encontros virtuais?

Nossos encontros virtuais acontecerão em ambiente assíncrono. Uma lista de discussão será criada para cada texto que compõe os Recursos Pedagógicos da formação.
Para se inscrever, você deverá entrar no link FORMAÇÃO VIRTU@L disponibilizada no endereço eletrônico: http://educasempre.blogpost.com e escolher o texto e/ou tema para participar das discussões. Para cada texto indicado, teremos uma lista. Assim, aconselhamos que você organize o seu tempo e acompanhe as discussões coletivas por etapas. Ou seja, faça uma inscrição de cada vez.

Quais oficinas serão realizadas?

Oficina do Blog como portifólio virtual
Oficina Webquest: um novo olhar para a pesquisa escolar
Oficina do Jornal Impresso: Jornal da Escola.


Como proceder para fazer sua inscrição?

Enviar a ficha de inscrição já disponibilizada (neste grupo) ou encaminhar um e-mail para marciafrota@oi.com.br com seus dados.

Qual o numero de vagas?

Estagiários Sistema de Informação: todos
Outros: 10 vagas

Quando estaremos realizando a formação?


PROGRAMAÇÃO

PRIMEIRO DIA

DATA: 11/09/2007
LOCAL: Sala 110 – SMEEL
Publico alvo: Só para os estagiários de Sistema de Informação

13:00 às 13:10 (10 minutos) – Abertura

Robson Vasconcelos
Coordenadoria de Avaliação e Pesquisa Educacional

13:10 às 13:30 (20 minutos) – Mensagem/Reflexão
Vídeo: Informática e Metodologia.

13:30 às 14:00 (30 minutos) - Roda de Debate:A informática Educacional e os Desafios da Inclusão Digital no Município.

Mediador: Profª. Márcia Frota
Coordenadora de Capacitação Tecnológica

14:00 às 14:30 (30 minutos)– Roda de Debate:Gestão do Espaço da Informática na Escola: o papel dos Orientadores de Informática Educacional - OIEs

Mediador: Robson Vasconcelos
Participantes: Profº. Márcia Frota
Profª. Vanilda Fonseca


14:30 às 14:45 (15 minutos) – Intervalo para Lanche

14:45 às 15:45 (60 minutos)– Roda de Debate: Projetos Pedagógicos com Uso da Informática.

Mediadoras: Profª. Márcia Frota
Profª. Vanilda Fonseca

15:45 às 16:45 ( 60 minutos) – Roda de Debate: Aula de informática, softwares educacionais, pesquisa, comunicação e produção na Internet: O que fazer no Laboratório de Informática? Definindo ações em curto, médio e longo prazo.

Mediadores: Robson Vasconcelos
Profª. Márcia Frota
Profª., Vanilda Fonseca

16:45 às 17:00 – Encerramento/Avisos finais


SEGUNDO DIA

DATA: 21/09/2007
LOCAL: CAIC -
Publico alvo: Todos inscritos

14:00 às 14:15 – Abertura
Robson Vasconcelos
Coordenadoria de Avaliação e Pesquisa Educacional

14:15 às 15:00 – Mensagem/Reflexão
Vídeo: O mundo de Rafinha 2.0

15:00 às 15:30 - Roda de Debate: Word com Ferramenta de Ensino - Aprendizagem

Mediador: Profª. Márcia Frota

15:30 às 15:45 – Intervalo para Lanche

15:45 às 17:30 – Oficina Jornal da Escola

Oficineiros: Robson Vasconcelos
Profº. Márcia Frota
Profª. Vanilda Fonseca

17:30 às 17:50 – Apresentação dos trabalhos.
17:50 às 18:00 - Encerramento


TERCEIRO DIA

DATA: 28/09/2007
LOCAL: CAIC -
Publico alvo: Todos inscritos
Material necessário: trazer para oficina reportagens, fotos e o que achar relevante para publicação sobre as atividades que estão sendo realizadas nas “Comunidades Educadoras”.

14:00 às 14:10 – Abertura
Robson Vasconcelos
Coordenadoria de Avaliação e Pesquisa Educacional

14:10 às 15:30 – Mensagem/Reflexão

Roda de Debate: O Blog como Portfólio Virtual

Mediador: Profª. Márcia Frota

15:30 às 15:45 – Intervalo para Lanche

15:45 às 17:30 – Oficina do Blog
Oficina Webquest

Oficineiros: Robson Vasconcelos
Profº. Márcia Frota
Profª. Vanilda Fonseca


17:30 às 17:50 – Apresentação dos trabalhos.


17:50 às 18:00 - Encerramento