25/03/2008

2º Congresso da Rede Municipal de Educação de Montes Claros

Começou nesta segunda-feira 24/03, as 8:00 o do 2º Congresso da Rede Municipal de Educação de Montes Claros. Esteve presente na abertura, a Profª Maria Inês Teixeira , profª. Da FaE/UFMG, que proferiu a palestra “ Vida de Professora”.

No período da tarde as discussões acontecem através das oficinas, tanto no ensino infantil quanto no fundamental.

Estamos ministrando a oficina do Telejornal Digital para professores do Ciclo da Juventude/EJA. A oficina tem por objetivo disseminar o editor de vídeo Movie Maker, como ferramenta para desenvolver projetos Educomicativos. As discussões estendem-se ainda no propósito de uma analise critica da tecnologia computacional na educação e no desenvolvimento de trabalhos em equipes interdisciplinares. A oficina pretende ainda garantir novas relações entre a teoria e pratica, oferecendo aos professores uma oficina dinâmica. Procuramos construir uma metodologia para TeleJornal Digital de forma significativa, permitindo a compreensão da ferramenta computacional como meio e não como fim. Esperamos alcançar e pensamos ser realmente possível que a oficina venha contribuir para a formação de professores reflexivos e com vontade de transformar sua prática, reconhecendo na proposta um mecanismo que leve para sala de aula a “chave” do “aprender a aprender fazendo”.

O que aconteceu no 1º Dia?

Um “APAGÃO” total em nossa região. Imagine!!! Professores dentro de uma sala de informática pensando...é agora?

Mas, como a formação não é especificamente técnica de recursos informatizados, é que todo espetáculo não começa na maquina, foi uma ótima oportunidade “providencia Divina” para que os professores percebessem que o conhecimento da maquina não é um o que mais importa e sim algo que vai se construindo é interagindo com o trabalho de equipe fortalecido justamente neste primeiro dia.
As atividades preliminares foram à mola mestra que impulsionou todo trabalho do grupo para o segundo dia de oficina.

Nenhum comentário: