07/09/2008

Você sabe o que é BLOG???

É a abreviação da palavra Weblog: Web (rede, teia) e Log (registro). A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feita no meio on line. Atualmente é usada mais como sinônimo de "diário de bordo". Os usuários que mantêm esses registros em sites da Internet são chamados de "blogueiros".

Fonte: http://www.educarede.org.br/educa/internet_e_cia/glossario.cfm?letra=B / acesso 05/09/2008

Vantagens do Blog:

• Facilidade de criação;
• Facilidade de atualização;
• Maior possibilidade de interação como o leitor;
• Veiculação da informação em tempo real;
• Composto por pequenos parágrafos apresentado de forma cronológica;
• Permite publicar fotografias, vídeos, texto, sons e tudo que a imaginação do autor permitir;
• Não é necessário saber HTML para criar um blog;
• Quem constrói um blog não para mais de “blogar”;
• Não tem restrição de idade, todo mundo pode ter um blog;
• Quem “bloga” exercita a leitura, a escrita, o senso critico e participa ativamente de um processo de inclusão digital.

ATIVIDADE 02:

Pesquise na rede mais conceitos sobre o O que Blog. Não esqueça de utilizar os conhecimentos adquiridos na nossa primeira aula sobre as regras de filtragem de informações nos serviços de busca.
Lei também o texto: Sete motivos para um professor criar um blog de Betina von Staa coordenadora de pesquisa em tecnologia educacional e articulista da divisão de portais da Positivo Informática. Autora e docente de cursos on-line para a COGEAE, a Fundação Vanzolini e o UnicenP, é doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP.



Reflita com seus colegas através da opção comentários.

12 comentários:

Escola Municipal Manoel Pereira Do Nascimento disse...

Porque é bom criar um blog;
• Quem constrói um blog não para mais de “blogar”;
• Não tem restrição de idade, todo mundo pode ter um blog;
• Quem “bloga” exercita a leitura, a escrita, o senso critico e participa ativamente de um processo de inclusão digital.

Ok..
Vamos criar???
Abraços.

Frederico Silva Batista disse...

Muito interessante a forma que a professora Betina utiliza para definir Blog. Ela condensou todas as vantagens de se usar um blog. Os blogs são uma excelente forma de comunicação entre uma família, amigos, grupo de trabalho, ou até mesmo empresas. Ele permite que grupos se comuniquem de forma mais simples e organizada do que através do e-mail ou grupos de discussão, por exemplo.

♥/♥/♥Kelinh@.Net♥/♥/♥ disse...

Olá, eu achei muito interessante o livro da professora Betina, e concordo inteiramente com ela pois sei que a vida de professor não é nada fácil. O blog além de economizar tempo, torna as aulas mais ricas e desperta o interesse dos alunos que hoje vivem em um mundo "blogueiro".

Tania Carla disse...

Concordo com a Betina quando ela afirma que é divertido e aproxima professor e aluno, pois já vivo essa experiência com os meus alunos através de orkut,não só sobre fatos da sala de aula mas também do cotidiano.

Kely Lopes disse...

Através do texto da Dra. Betina von Staa podemos perceber quao importante é estar em sintonia com a realidade de nossos alunos, o que pode ser facilitado pela internet através dos blogs.

elenidaf disse...

Através do texto da Betina vimos a importancia de sabermos trabalhar com blog, pois o mesmo oferece muito mais possibilidades de interação no rede.

Unknown disse...

Betina que legal apresentar os setes motivos para utizar o blog.
Fico feliz com tamanha riquezas
de textos.

Bárbara Oliveira disse...

O texto de Betina é bastante esclarecedor e revela a importância de desenvolver novas estratégias de aprendizagem dentro da sala de aula. E o blog é um gênero discursivo muito interessante para isso. Já que, une uma forma de reflexão subjetiva e solitária, com o dinamismo e a troca de experiência compartilhada no blog,através da troca de experiências e percepções cotidianas.
Bárbara

prof.Normélia Cangussu disse...

O realmente muito rico o texto criado por você e que nós professores deveríamos adotá-lo.
Parabéns
Normélia

Rose Freire disse...

Amei saber mais sobre blog.
Sei que será uma excelente ferramenta para o meu trabalho.

Rose Freire

Unknown disse...

Marcia como e gostoso participar dessa aula, estou maravilhada.
Um abraço Ines.

Unknown disse...

Betina que legal apresentar os setes motivos para utizar o blog.
Fico feliz com tamanha riquezas
de textos.