28/01/2008

RÁDIO ESCOLAR

Nada como um clik na internet para compartilhar informações e interesses comuns, trocando idéias. Um verdadeiro pacote coletivo, possibilitando a interação social, como diz Vygostsky (1988) se esta interação a base do desenvolvimento do processo educacional. Quantos, aqui no EducaSempre contribuíram e continuam contribuindo para construção do uso da internet como ambiente interativo. Aqui, encontramos recursos audiovisuais, textos e outros... Hoje, especialmente, falaremos de um proposta antigo e eficaz: Rádio Escola. Projeto que utiliza a linguagem radiofônica como recurso pedagógico, interagindo comunidades escolas, transformando o aluno como protagonista, como cidadão participativo e possibilitando a inclusão digital de todos participantes.
Temos pesquisado incessantemente sobre o assunto e ganhamos cada dia mais colaboradores. Dentre eles, recebemos com muita alegria o coordenador
do programa NAS ONDAS DO RÁDIO, o educador e radialista Carlos A. Mendes de Lima Um programa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo implantado na Rede Municipal de Ensino desde 2001. Trata-se de uma proposta de uso da linguagem radiofônica no ambiente escolar para promover a melhoria da educação e a integração da escola com a comunidade.
Implementar um projeto como a Rádio Escola, será um grande desafio para nossa equipe de capacitação tecnológica. Estamos sempre em busca de praticas que venham somar as propostas (Jornal Escolas – impresso e digital) já existentes nas áreas das linguagens e suas tecnologias.
Fica aqui, nossos agradecimentos ao Carlos Alberto, pela atenção e dizer que estamos aprendendo muito no e - grupo do programa. Queremos contar também com dos os amigos e colegas do EducaSempre, colaboradores incansáveis deste espaço. Queremos conhecer escolas e comunidades educadoras que utilizam projeto Rádio Escola. Compartilhe conosco experiências e desafios na implementação do projeto. Somente da interação dos que brilhantemente utilizam da Rádio Escola com proposta pedagógica, teremos a oportunidade de implantá-la com sucesso em nosso município.

Um comentário:

Gládis Leal dos Santos disse...

Oi Márcia

Dá uma passadinha lá nosite de nossa Rádio Web e conheça um pouco do que já produzimos com os alunos.
http://caicmariano.podomatic.com

Bjus
Gládis