19/04/2009

CIÊNCIA LEGAL: nosso informátivo.

ENSINANDO CIÊNCIA NO MEIO DIGITAL

(entrevista publicada no informátivo Ciências Legal)

O projeto “HQs cartunizada” .

(a imgem acima e a HQ produzida para apresentar o projeto aos alunos)

Ciência Legal: O que é o projeto?

Márcia Frota: o projeto “HQs cartunizada” em parceria com a professora de artes Valdirene, consiste na produção de historias em quadrinhos utilizando dos recurso tecnológicos para cartunizar fotos. A idéia é utilizar o meio para estudar os conteúdos da disciplina ciências e artes, colocando a turma para trabalhar em equipe, estimular a criatividade é desenvolver: habilidade tecnológica , a linguagem oral e a leitura escrita, na modalidade de Histórias em Quadrinhos. Estamos envolvendo todas as sétimas e oitavas series.

Ciência Legal: quais foram as intervenções feitas para o inicio do projeto?

Márcia Frota: nossa primeira intervenção, teve como objetivo apresentar a proposta, identificando os conhecimentos prévios dos alunos a respeito da construção de roteiro, sobre o que era CARTUNIZAR uma foto e como construir uma historia em quadrinhos. A segunda intervenção consiste nas orientações didáticas para elaboração do roteiro obedecendo a uma seqüência de dialogo, com personagens e fala.
A terceira intervenção será a dramatização do trabalho para a turma, filmagem e fotografia das “storyboard” elaborada, e a cartunização utilizando o site “BeFunky” para cartunizar as fotos. A etapa de cartunização não será feita na escola, tendo em vista que a internet não está pronto para utilização. Este trabalho será feito em outro local pelas professoras envolvidas no projeto. Assim, será entregues aos alunos arquivos contendo as fotos para conclusão das storyboard cartunizadas. De posse do material, os alunos teram aulas de formatação de quadros (caixa de texto e tabelas), balões e digitação para montagens de suas historias em quadrinhos, dando oportunidade de conhecer as ferramentas Word e BrOffice.Writer.
A última etapa do projeto será a socialização do produto final para toda comunidade escolar. Como desafio, estamos articulando parcerias para publicação da produção do primeiro livro para nossa I Feira de Ciências e Tecnologia. Mas, esta é uma outra história.

Ciência Legal: Obrigado profª. Márcia e sucesso.

O que é o Ciências Legal?

Um informativo publicado pela primeira vez em 1997 com espaço de divulgação das atividades que desenvolvia com meus alunos na Escola Municipal Eloin Lopes. Hoje Escola Municipal João Valle Mauricio. O informativo “Ciência Legal” em 1997 acreditava que era possível fazer do ensino de ciências, um instrumento de conquista da cidadania, de liberdade para novas formas de ensino – aprendizagem.
De 1997 a 2005 o “Ciência Legal” publicou somente 10 edições. A forma artesanal com que era diagramado e reproduzido não a tornava viável. Com o acesso aos computadores a diagramação melhora a qualidade, mas a reprodução sem patrocínio dificulta sua distribuição de forma satisfatória. O”Ciência Legal” em sua 11ª edição espera ter mais sucesso do que suas edições anteriores. Esta edição tem como propósito apresentar aos alunos do ano de 2009, o que é a quem destina, este informativo. Na 12ª já teremos a equipe do informativo toda composta pelos nossos alunos.

Um comentário:

Artes Com Amor disse...

Professora Márcia, parabéns achei bem interessante este artigo!
Abraços! Maria Teresa Cambronio